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Prospecção de Mercado Internacional No Comércio Exterior

Exportar envolve uma série de processos e etapas preparatórias, como analisar o mercado internacional, a fim de encontrar o melhor país para realizar negócio, estudar as exigências legais e burocráticas, para exportar dentro das normas legais e um bom estudo logístico, para que seus produtos cheguem ao país de destino.

Porém, nada disso adianta se não houver um comprador, para que a exportação se concretize. Afinal de contas, só há exportação se houver um vendedor e um comprador de mercadorias. E é sobre isso que abordaremos neste artigo: como encontrar compradores para o seu produto no mercado internacional?

A Prospecção De Mercado

Respondendo de uma forma bem objetiva a pergunta anterior, com uma prospecção de mercado internacional. Mas o que é uma prospecção de mercado?

Prospectar significa buscar o seu cliente em potencial. Ou seja, mapear no mercado as empresas/pessoas que se enquadram em seu público alvo e abordá-las, no intuito de gerar o interesse em seu produto/serviço e, consequentemente, transformá-las em novos clientes.

Para tanto, é necessário, em primeiro lugar, ter bem claro qual é o seu público-alvo. Posteriormente, criar uma boa estratégia, fundamentada em um bom planejamento, e uma execução escalável.

A prospecção de mercado é amplamente utilizada, inclusive, imagino que você a faça em sua empresa. Se não, você está perdendo a oportunidade de aumentar as suas vendas. Mas o nosso foco aqui não é esse, e sim em como fazer isso internacionalmente.

Como Funcionam As Vendas No Mercado Internacional?

Antes de explicarmos como realizar uma prospecção de mercado internacional, é preciso entender como funcionam as vendas de mercadorias no comércio exterior.

Basicamente, existem duas formas de exportar: a comercialização direta e a indireta. Essa última, por sua vez, se dá por meio de um intermediário, o qual fica responsável por fazer a ligação entre a empresa exportadora e a empresa importadora. Nesse caso, o intermediário realiza, portanto, todo o processo de estudo de mercado, identificação de todos os aspectos legais, a logística e a venda da mercadoria – o que inclui a sua divulgação no exterior, bem como a negociação com compradores. Esse processo normalmente é feito por uma trading company ou por consórcios de exportadores. A exportação indireta possibilita mais praticidade e agilidade para a empresa produtora, no entanto reduz a margem de lucro.

como montar tranding company e seus processos no mercado internacional

Já a exportação direta, funciona de maneira oposta. Como o próprio nome já diz, a empresa que pretende exportar, assim o faz sem intermediários, isto é, sendo a responsável por todos os processos e etapas de uma venda internacional. Para tanto, exige da empresa um amplo conhecimento para a análise de mercado, processos legais, logística e negociação internacional – nesses casos, os exportadores podem contar com o suporte de empresas de consultoria como a XPORT Jr. Porém, por mais que pareça ser mais complicado, esse modelo garante maior margem de lucro a médio e longo prazo, contato direto com os compradores e autonomia no planejamento da internacionalização da marca.

Sendo assim, se você deseja assumir o controle das exportações da sua empresa, saber como encontrar os compradores é essencial.

Como Encontrar Compradores No Exterior?

Como já respondido anteriormente, por meio de uma prospecção de mercado internacional. Esta, por sua vez, pode ser separada em cinco (5) etapas que, se bem realizadas, garantem o encontro de empresas estrangeiras interessadas em comprar os produtos. Vamos as etapas então:

1. Apresentação dos produtos em outros idiomas: assim como na prospecção dentro do país, na internacional o produto precisa ser apresentado de modo a despertar a curiosidade e interesse. Assim, parte fundamental é adequar todo texto de divulgação do produto ao idioma do país de destino. Vale ressaltar que a tradução deve ser feita levando em consideração os aspectos particulares do idioma, a fim de que o texto faça sentido para a cultura a que se destina a apresentação.

2. Cadastro em espaços de divulgação: aqui o intuito é gerar visibilidade ao produto, na medida em que se cadastra a empresa exportadora em espaços de divulgação. Como a Vitrine do Exportador – uma iniciativa do Governo Federal para facilitar a divulgação das empresas brasileiras exportadoras – e em feiras internacionais, nas quais pode-se ter contato direto com compradores em potencial.

3. Contato com Câmaras de Comércio: as câmaras de comércio são organizações sem fins lucrativos da sociedade civil, que visam o estímulo da realização de negócios entre o Brasil e outros países. Assim, promovem o auxílio a empresas brasileiras que objetivam exportar, fornecendo, entre outras coisas, listas de empresas que estariam dispostas a realizar compras internacionais. Ou seja, se você está procurando potenciais clientes, o contato com câmaras de comércio é indispensável.

4. Contato com as SECOMs: os Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOM) ficam localizados em Embaixadas e Consulados brasileiros ao redor do mundo. Assim como as câmaras de comércio, seu objetivo a auxiliar empresas brasileiras a realizarem negócios no exterior. Por isso, o contato com as SECOMs também é fundamental, tendo em vista a disponibilidade de informações sobre compradores interessados.

5. Contato direto com empresas estrangeiras: após todas essas etapas, é bem provável que você tenha em mãos uma boa lista de potenciais compradores – quem sabe, até mesmo, já tenha recebido uma sinalização de interessa em seus produtos. Sendo assim, o que resta é entrar em contato, via e-mail e/ou ligação, com as empresas listadas pelas Câmaras de Comércio e SECOMs, para apresentar o produto.

Por conseguinte, dentre tantas empresas prospectadas, algumas certamente manifestarão o interesse em realizar negócio, o que significa que o objetivo foi alcançado. Agora é só iniciar as negociações para a concretização da venda e, consequentemente, da exportação.

Um XPORT Jr.

Se você chegou até aqui, espero que tenha percebido que não é muito difícil encontrar compradores no mercado internacional. Porém, também não é algo para ser feito sem planejamento e sem o devido investimento de tempo.

Por isso, se você tem o desejo de internacionalizar a sua empresa, realizando a exportação direta, conte o suporte da XPORT Jr. em todos os processos. Estamos à disposição para lhe auxiliar em todas as etapas necessárias, para que sua empresa tenha sucesso diante do mercado exterior. Fale conosco!

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