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Saiba como uma Análise de Mercado Internacional, agora pode ajudar seu negócio no futuro!

Se você tem um negócio, seja de qual tamanho ou setor, certamente já se viu tendo que estudar ou analisar o seu mercado. E, também, já se deu conta de sua importância para o futuro de seu empreendimento. Agora, já pensou em uma análise de mercado internacional?

Uma coisa também é certa, nunca é fácil realizar uma análise de mercado sozinho, a final de contas, são muitas informações a serem levantadas como, por exemplo, o mercado consumidor, concorrentes, fornecedores e projeções para o setor. Sem falar em como analisar essas informações levantadas, que ferramenta ou metodologia utilizar? Ou ainda mais, onde encontrar tais informações com credibilidade?

Se é assim para uma análise de mercado nacional, imagine para o mercado internacional. É sobre isso que falaremos nesse artigo, ou seja, a sua necessidade e importância para o desenvolvimento de seu negócio no futuro, visando um crescimento sustentável e seguro.

A necessidade de uma Análise de Mercado Internacional

Você pode estar pensado, “por qual motivo eu precisaria de uma Análise de Mercado Internacional justamente agora?”. Pois é, como já abordamos nesse artigo de nosso blog, as exportações podem ser uma saída para a sua empresa nesse momento de crise. Mas não só isso, as exportações podem representar um crescimento real para seu negócio a médio e longo prazo, trazendo competitividade e reconhecimento no mercado, desde que seja feita com planejamento e segurança.

É exatamente nesse ponto que entra a Análise de Mercado Internacional. Uma vez que exportar requer o cumprimento de uma série de etapas e burocracias, que são somadas a preparação interna de uma empresa a respeito de sua produção e elaboração dos produtos.

Porém, antes de qualquer coisa, toda empresa, para que tenha sucesso na internacionalização de sua marca, precisa identificar uma demanda no exterior, ou melhor dizendo, precisa encontrar qual é o país mais adequado para inserção de suas mercadorias.

A importância de uma Análise de Mercado Internacional

Em vias de regra, para todos os produtos existe demanda no exterior. Porém o desafio é encontrá-la e destrinchá-la. Sendo assim, tendo um produto definido a ser exportado, a função da Análise de Mercado Internacional é identificar um mercado-alvo e estudá-lo, a fim de que seja compreendida as perspectivas de comercialização no exterior e a forma de se explorar da melhor maneira possível o produto nesse novo mercado.

Ou seja, a Análise de Mercado Internacional tem como objetivo identificar em qual país o produto terá maior adesão, que preço seria o mais adequado a ser praticado, quais são as características dos concorrentes, que tipo de alterações de marketing seriam interessantes para se destacar e os padrões de qualidade exigidos no país em questão.

Além disso, os aspectos políticos, econômicos e sociais também são relevantes. Por isso, em uma Análise de Mercado Internacional, entende-se as condições para a realização de negócios no exterior, as facilidades ou dificuldades para se estabelecer relações comerciais, possíveis benefícios e vantagens disponíveis em acordos entre o país importador e o Brasil, assim como fatores de risco econômicos e políticos.

Desse modo, sua importância consiste em apresentar um panorama geral de como se posicionar no mercado exterior e o cenário que você encontrará. O correto discernimento e entendimento de um mercado-alvo é importantíssimo, para que a internacionalização de sua empresa aconteça de forma escalável e com os riscos minimizados.

Vantagens para o futuro

Se você chegou até aqui, é bem possível que já tenha entendido o quão benéfico para o seu negócio a Análise de Mercado Internacional pode ser. Mais do que isso, que representa o primeiro passo a ser dado, para quem pretende desfrutar dos benefícios que uma exportação gera.

Imagine, então, um cenário plausível. Duas empresas, a empresa “A”, que fabrica e vende seu produto somente no mercado interno, e a empresa “B”, que fabrica e está se estruturando para vender também no exterior. Logo, a empresa “A”, possivelmente está adequada ao mercado nacional, apresentando um produto de qualidade, com preço adequado, processo de produção estruturado e competitividade nacional.

Já a empresa “B”, irá se lançar em um novo mercado, à princípio desconhecido, no entanto realiza uma Análise de Mercado Internacional. Estando preparada para a exportação, a empresa “B” naturalmente irá adequar seu produto aos altos padrões de qualidade do exterior, fará adequações em seu processo de produção para suprir a demanda externa, terá sua carga tributária reduzida, terá seu mercado consumidor ampliado e não mais estará dependente de apenas um mercado.

Portanto, nesse cenário hipotético, porém completamente realista e recorrente, podemos elencar no mínimo 4 benefícios que a empresa “B” desfrutará em detrimento da empresa “A”.

1. Ganho de Competitividade

Para que seu produto fosse aceito no exterior, a emprese teve que se adequar aos novos padrões de exigência, normalmente maiores e rebuscados. Assim, a internacionalização gerou a natural modernização da empresa e, consequentemente, a tornou mais competitiva no mercado interno e apta ao mercado externo.

2. Diversificação dos riscos

Ao se inserir no mercado exterior, a empresa “B” deixou de ser dependente de apenas um mercado consumidor, ampliando sua base de clientes. Logo, sua empresa sentirá em menor grau as possíveis oscilações e crises no mercado.

3. Aumento da lucratividade.

Em função do ganho de um novo mercado consumidor, a tendência é que as vendas aumentem. Mas não só isso, sua empresa passa a ser desonerada de alguns impostos para que seu produto se torne mais competitivo no mercado externo, isto é, a cadeia produtiva se torna mais barata. Além disso, para produtos que sofrem de sazonalidade, a exportação para o hemisfério norte propicia vendas constantes ao longo de todo ano.

4. Ganho de imagem

As exportações agregam maior valor a marca, visto que espontaneamente a imagem de um exportador é associada a produtos de qualidade, adequação a altos padrões de exigência e bons processos de produção e gestão. Isso ocorre, pois entende-se que a empresa teve que se adequar a condições de mercado mais exigentes e, como obteve sucesso, isso reflete em sua imagem perante os fornecedores, bancos e clientes.

Como realizar uma Análise de Mercado Internacional?

Depois de entender seus benefícios, fica a pergunta, como realizar, então, uma Análise de Mercado Internacional? Para uma análise de qualidade, muitos fatores devem ser levados em consideração, como: os dados de fluxo de mercadorias no comércio exterior; aspectos culturais, políticos, econômicos, sociais e legais; fatores tecnológicos; e as marcas concorrentes, dentre outros fatores.

Nesse sentido, a XPORT Jr tem um time altamente qualificado para ajudar a sua empresa nessa tarefa de expandir sua marca, para além do mercado nacional. Estamos à disposição para dar todo o suporte necessário à sua empresa, proporcionando condições que visam a consolidação de seu produto e marca no mercado exterior. Ficou interessado? Fale conosco!

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