Situado na Península Ibérica, na Europa, ao lado da Espanha e do oceano Atlântico; perto do Marrocos, da França e do Reino Unido, Portugal é beneficiado por uma localização geográfica privilegiada entre os continentes europeu, americano e africano.
Ainda sim, sua distância em relação ao Brasil é considerável e sua participação atual no comércio com sua ex-colônia pode te surpreender.
Nesse viés, será mesmo que compensa exportar ou empreender em Portugal? Quais são as vantagens, as facilidades e os desafios que você pode encontrar no país?
Além disso, a posição do Brasil no cenário internacional pode impactar o seu negócio, então, qual a relação dos portugueses conosco? Ficou na história ou ainda temos uma parceria relevante?
Quais são os principais produtos contidos no fluxo desses dois países? Como está o cenário atual das exportações para Portugal de produtos brasileiros? Euro x Real? Enfim, confira tudo isso e muito mais nesse artigo.
Relações do Brasil com Portugal
Já passou pela sua cabeça que Portugal pode ser o destino ideal para exportar o seu produto? Se sim, isto provavelmente ocorreu devido a relação que temos com o país lusitano, o que pode atrair diversos empreendedores e exportadores de ambos os lados.
De fato, saiba que a relação do país vai muito além da história da colonização e da independência. Esta se perpetua por mais de quatro séculos e até os dias de hoje.
Atualmente, os dois países compartilham uma relação privilegiada, como evidenciado em diversas ações de cooperação diplomática, econômica, social, cultural e científica.
Uma das principais e mais óbvias conexões entre essas nações é a língua que compartilham em comum. Isto, por si só, pode simplificar muito dos processos burocráticos, legais e de rotulagem existentes na hora de exportar.
Além de facilitar a prospecção e a negociação com possíveis compradores e instituições do país destino.
Ademais, a religião e a cultura dos portugueses são demasiadamente similares a nossa, visto que herdamos essas características desse passado colonial.
Isto corrobora para o grande número de empreendedores portugueses aqui e brasileiros por lá.
Todas essas características podem beneficiar também, sobretudo, micro, pequenas e médias empresas sem experiência internacional e que desejam se inserir e obter experiência no grande mercado europeu, um dos mais rigorosos do mundo.
É importante ressaltar que todos os estados membros da União Europeia seguem uma legislação unificada e aplicam medidas alfandegárias iguais.
Exportações brasileiras para Portugal
Mesmo em um cenário epidêmico como o atual vivido neste último ano, no ano de 2020, onde Portugal figurou em 31º lugar em nosso ranking de exportações, as terras verdes e amarelas fizeram uma série histórica quando comparada aos anos anteriores.
O ano de 2020 exportou, segundo o que foi totalizado no registro do governo brasileiro, a Portugal 1,63 bilhões de dólares, sendo março responsável sozinho pela quantia de 334 milhões e dezembro por 193 milhões.
Tal feito superou os dos anos anteriores, como o de 2019, onde o valor FOB das exportações ao país foi de 1,17 bilhões; ou o ano de 2018 e 2017 que obtiveram respectivamente um total de 1,45 e 1,43 bilhões de dólares.
Afins de curiosidade, foi lá em 2011 onde obtivemos o maior valor dos últimos 10 anos, até agora é claro, 2,1 bilhões.
Será que 2021 irá superar e continuar essa tendência? Fique de olho, pois, entre alguns dos produtos que tiveram uma grande participação em 2020 foram os óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos crus com 56% de participação na exportação brasileira a Portugal, o milho com 7,6%, a soja com 9%, as frutas e nozes não oleaginosas frescas ou secas com 1,4% e o café com 3,6% de participação.
Ademais, outros produtos que merecem que você fique de olho foram os calçados que renderam 6,23 milhões de dólares, o couro que rendeu 4,76 milhões, o papel e o cartão que renderam 11,7 milhões, os produtos de perfumaria que renderam 7,52 milhões e os sucos de frutas ou vegetais com 690 mil dólares. Caso você deseje saber mais sobre a exportação de calçados, acesse o artigo “Trocando os pés: as exportações de calçados brasileiros”
Importações portuguesas
A economia de Portugal se apoia fortemente sobre o comércio exterior: estimativas de 2016 indicam que as exportações representam cerca de 41% do PIB do país, enquanto as importações, 39%. E o principal parceiro comercial de Portugal é a UE, zona de onde vieram cerca de 78% das suas importações. Dentre os países do bloco, os principais fornecedores são respectivamente a Espanha, a Alemanha e a França.
Segundo o Observatório de Complexidade Econômica, em 2018, o Brasil representou cerca de 1,6% das importações de Portugal, já a Espanha 30%, a Alemanha 13%, a China 3,56% e a Angola, também falante da língua portuguesa, 1,25%. Em 2017, tal valor brasileiro foi de 1,96% .
Alguns dos produtos mais procurados pelo país nessa época foram os produtos de limpeza, no qual o país comprou 347 milhões de dólares; os produtos de beleza foram 261 milhões; os perfumes, 122 milhões; chocolate, 244 milhões; e o vinho, que totalizou 190 milhões de dólares.
Perspectivas das exportações para Portugal
Como você viu, o Brasil é um dos principais parceiros comerciais de Portugal. Todavia, ainda há muitas oportunidades a se conquistar no país. Uma delas é o mercado da saudade, visto que Portugal possui um número considerável de imigrantes brasileiros.
O mercado da saudade tem como foco o público brasileiro que busca produtos típicos da sua terra natal, como por exemplo o açaí, pães de queijo e a cachaça. Aliás, você pode saber mais acessando o artigo “Mercado da saudade: motivos para investir neste novo negócio”
Alguns dos outros ramos populares, além do alimentício, são o comércio de roupas e moda praia, no qual você pode saber mais no artigo “Como a moda praia brasileira conquistou o mundo?”, e também os produtos de beleza, skincare, perfumaria, chinelos e sapatos. Vale ressaltar que, mesmo não sendo tão intenso como no Brasil, os E-commerce e o marketing digital são muitos presentes.
Ademais, segundo o Banco Mundial, Portugal tem aproximadamente 10 milhões de habitantes, de maioria feminina, que vivem majoritariamente nas grandes cidades como Porto e Lisboa. Além disso, a maioria dos imigrantes são de origem brasileira como expresso anteriormente. Outrossim, o país conta com mais de 92 mil quilômetros quadrados, algo parecido com o tamanho do estado de Santa Catarina.
Por falar em Porto e Lisboa, é lá onde acontecem as principais feiras internacionais do território, e, portanto, um dos meios mais eficazes para a promoção e a introdução de produtos no país .
A XPORT Jr. Suporte e Consultoria Internacional
Por fim, a valorização do euro em vista do real pode ser também um dos atrativos a quem deseja exportar nesse mercado, mas há diversos outros, como o mercado árabe, o argentino e o norte americano. É importante que você saiba qual o mais vantajoso para você, inclusive, é exatamente nesse momento que a consultoria de uma empresa especializada pode ser inevitável.
O processo para empreender em qualquer lugar do mundo começa com planejamento. É preciso ainda estar atento às condições macroeconômicas, como a competitividade, a taxa de câmbio, o preço dos seus concorrentes, incentivos e muito mais. Por isso, entre em contato conosco e saiba mais.