Os doces brasileiros são deliciosos e isso você já sabia. Contudo, além de agradar o paladar do público nacional, esses já chamam atenção mundo afora, e, com isso, são uma grande aposta de exportação atualmente.
Gostaria de entender todos os detalhes sobre esse setor, sua ascensão e as oportunidades ao investir na exportação destes? Durante este artigo esclarecemos tudo isso.
Como o setor de doces no Brasil cresceu tanto?
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a Balança Comercial do mercado brasileiro de doces registrou superávit de US$ 196,6 milhões no 1º semestre de 2020, valor 36,1% superior ao registrado no mesmo período em 2019 (US$ 144,4 milhões).
Ou seja, mesmo em um ano atípico como 2020, o setor cresce cada dia mais, o que é um ótimo indício para os interessados em apostar na exportação deste setor.
Com isso, as exportações brasileiras de doces e snacks nesse período ficaram em 186,2 milhões de toneladas, um total de US$ 279,5 milhões, sendo assim houve um aumento de 10,9% em valor na relação com o 1º semestre do ano anterior. Surpreendente, não é mesmo?
De acordo com a ABICAB, os principais compradores do segmento foram os países europeus que não fazem parte da União Europeia, os quais representam cerca de 21,7% do total de compras. Em segundo lugar estão os países da África com 16,6%, e em terceiro os países do Mercosul com 14,9%.
Os compradores da União Europeia também aparecem com bons números de 14,2% junto de 13,1% da América do Norte.
Frente aos dados analisados, o produto com maior expressividade em volume no setor é o amendoim, especialmente a categoria in natura, que representou cerca 124,9 mil toneladas nesse período. Contudo, todos os doces brasileiros são bem requisitados e apostas certeiras.
Participação na ISM e feiras internacionais
Em fevereiro deste ano o Brasil participou, sendo representado por 20 empresas, na ISM, a maior e mais importante feira de doces do mundo, que ocorre na Alemanha.
Diante disso, realizaram cerca de 800 contatos comerciais, dos quais 500 com novos compradores internacionais, fechando em média US$ 4 milhões em novos negócios durante o evento.
De acordo com os participantes, o pavilhão brasileiro foi visitado por representantes de inúmeros países interessados, como Estados Unidos, Canadá, México, Israel e Emirados Árabes. Assim, o mercado possui muitos clientes em potencial.
Estes compradores buscam produtos diferenciados e únicos e o Brasil possui uma vasta gama de opções. Com doces e snacks típicos como açaí, doce de leite, de abóbora, sabores de frutas nativas e misturas inusitadas, o mercado brasileiro possui a fórmula do sucesso para acionar o desejo do público internacional.
Mercado da saudade
O Brasil é uma país de proporções continentais e possui uma grande população, no entanto, muitos em busca de oportunidades, trabalho, segurança e entre outros, constroem suas vidas em outros países.
Segundo uma estimativa do Ministério das Relações Exteriores de 2020, há cerca de 2.5 milhões de brasileiros que vivem no exterior. Para estes, surge o Mercado da Saudade.
Como você pode ver no artigo aqui, o mercado da saudade consiste em exportar produtos típicos brasileiros para acolher os nacionais que sentem falta, por exemplo, dos seus doces e snacks.
Com isso, esse setor rende uma receita milionária acionando a memória afetiva de seu público-alvo. Ou seja, os empreendedores encontram no saudosismo e na saudade da terra natal uma oportunidade de vender e atender a demanda que não é pouca.
Apesar de inicialmente ser direcionado para o público brasileiro, apostar nesse mercado também abre as portas para os produtos brasileiros caírem nas graças dos estrangeiros, o que garante mais ainda o sucesso na exportação e as vantagens de realizá-la.
Por que exportar se já sou bem sucedido(a) no Brasil?
Exportar não é apenas sobre lucros, é importante compreender isso. Ao exportar seu produto, garante-se muitas vantagens e oportunidades.
É possível melhorar a imagem da sua empresa, ou seja, as pessoas confiarão mais na qualidade do seu produto ou serviço, tornando sua empresa diferenciada e competitiva frente aos concorrentes.
Com a exportação também é possível diversificar seus mercados e clientes, proporcionando uma segurança maior para o seu negócio.
Os doces são vendidos durante todo o ano, mas possuem picos de vendas, como em feriados e datas comemorativas.
Imagine vender os doces brasileiros para os Estados Unidos visando o Halloween. Muito interessante, não é mesmo? Uma aposta certeira.
Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB, afirma que o Halloween é muito importante para o setor de balas e gomas brasileiras, e já faz parte do calendário dos produtores, com uma programação de até seis meses para atender a demanda. Posto isto, ainda há muito espaço nesse mercado.
Exportar pode mudar seus negócios e proporcionar muitos benefícios e oportunidades para sua empresa, principalmente em um mercado que cresce tanto como o de doces e snacks.
Assim, com todas essas informações, o que falta para apostar na exportação de seus produtos?
Como posso exportar o meu produto com segurança e fugindo de burocracias?
Durante todo o artigo apresentamos como o mercado de doces ascende a cada dia e também como a exportação pode ser uma aposta com inúmeras oportunidades para sua empresa.
Mas e as burocracias e processos para realizá-la? Como escolher os melhores países para exportar? E como entro em contato com possíveis clientes?
Pensando em solucionar todas essas questões, nós da XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional te assessoramos durante todo o processo de exportação, sem burocracias e dificuldades.
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