A cultura brasileira é conhecida pelo mundo por ser repleta de alegria, pelo seu carnaval e também pelas suas praias e o clima tropical. Com isso, a moda praia brasileira ficou muito conhecida por carregar todo o seu aspecto cultural, promovendo muita criatividade e tornando se percursora de muitas tendências.
Gostaria de entender mais sobre a expansão da moda praia do Brasil? Neste artigo vamos esclarecer tudo isso para você.
Moda Praia “Made in Brasil”
A moda praia brasileira dita tendências. Os biquínis cortininha, os tomara que caia e aos maiôs de modelos diferenciados são um exemplo. Desde os mais reveladores e irreverentes, há uma variedade para todos os gostos e formas.
Os modelos brasileiros são muito democráticos, comportando a diversidade de corpos e mulheres que vivem nesse país tão misturado, o que faz comportar também o mundo inteiro dentro deles.
Apesar disso, é importante entender bem o mercado e o comportamento da população que você gostaria de inserir seus biquínis, pois uma norte-americana poderia não usar um fio-dental, e preferiria um modelo maior por questões culturais, enquanto uma francesa já se permitiria experimentar um modelo assim. Também é importante realizar uma pesquisa sobre tecidos, texturas, tudo para personalizar seu produto ao local de escolha. Por isso, estudar antes de exportar é essencial.
O Sucesso Internacional da Moda Praia
Com a ascensão da internet e mídias sociais, as informações e novidades passam voando e conseguem chegar em diversos lugares em segundos, assim, a moda praia brasileira vem pegando carona também.
Apesar da exportação de biquínis, maiôs e sungas também são uma prática antiga e tradicional. Ademais, os estilistas brasileiros começaram a trazer os holofotes para si após uma pesquisa acurada de mercado e utilização do marketing digital para expandir seus negócios. Assim, agregam valor aos produtos, com a identidade do tropicalismo brasileiro, competindo com grandes grifes.
De acordo com a analista de Moda e Design da Firjan, Ariane Alves — “Nos tornamos o País que mais fabrica e consome moda praia. Com tanta intimidade, abusamos no desenvolvimento de modelagens cada vez mais ousadas e investimos em tecnologia para dar criatividade às estampas e aos tecidos, tornando o produto rico em qualidade e estilo”
Em 2018, o varejo somou cerca de R$ 12,7 bilhões em 2018, de acordo com dados do IEMI de 2019. Além disso, há uma forte presença de micro e pequenas empresas no setor de confecção, e possuem como grandes destinos países considerados referências mundiais da moda, como França, Itália, Japão e Estados Unidos. Ou seja, todo mundo está de olho e sempre aguarda novidades brasileiras.
Com a pandemia e a redução do acesso às lojas, as vendas online cresceram amplamente. Além disso, as feiras que antes aconteciam presencialmente como a Miami SwimShow e a Cabana nos Estados Unidos estão ocorrendo online, o que além de tudo facilita o acesso a esses eventos.
Programas de incentivo a Exportação de Moda
Conhecer os programas e organizações de incentivo às exportações do setor de moda é fundamental para quem é iniciante nesse mundo de comércio internacional.
O Texbrasil é um Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, apoiando e preparando as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Dessa maneira, oferecem ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design.
Já a ABEST, a Associação Brasileira de Estilistas, tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A Associação possui como principal proposta promover e ajudar no desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda, como a moda praia.
Muito interessante, não é mesmo? O mercado de moda possui muito espaço para expansão também como um setor aberto a ensinar seus membros e aperfeiçoar seus produtos garantindo o sucesso desse mercado tão promissor que já possuímos.
Diversifique seu mercado
Apesar do Brasil possuir um clima quente o ano inteiro, as vendas de biquínis possuem uma sazonalidade. Ou seja, vendem mais em um período específico, no verão.
Vender o ano inteiro é um desafio para as marcas brasileiras, contudo, exportar pode ser a solução. Com as estações do ano sendo diferentes em cada canto do mundo, enquanto as vendas ficam baixas no Brasil, em outro lugar no mundo estão em seu auge. Dessa forma, exportar pode trazer uma segurança a mais pro seu negócio, diversificando seus mercados e promovendo uma venda anual e estabilidade.
Como posso Exportar com segurança e sem burocracias?
Quando pensamos em exportação, logo vem à cabeça papeladas, burocracias e obstáculos para realizá-la, não é mesmo? Para exportar de fato é necessário tudo isso, mas e se alguém pudesse te ajudar com essa tarefa?
Nós da XPORT Jr. somos uma empresa de Consultoria Internacional e temos isso como principal lema, ajudar as pessoas a exportarem seus sonhos. Trabalhando com um Análise Mercado Internacional, Planejamento de Exportação e a Prospecção de Mercados, te ajudamos a realizar esse desejo de forma muito segura e eficaz, e principalmente sem mais preocupações.
O mercado de moda praia cada dia cresce mais, com inúmeras novidades e motivos para a expansão. O que falta para você exportar também? Dê entrada neste processo com segurança e eficiência! Entre em contato com a nossa equipe para mais informações. Não perca essa oportunidade!