Apesar de um ramo pouco conhecido pelos consumidores no Brasil, o mercado da saudade vem se tornando extremamente atrativo para quem quer expandir seus negócios a nível internacional.
Tendo em vista a quantidade de brasileiros vivendo em outros países, o mercado da saudade busca levar produtos produzidos exclusivamente no Brasil para a venda no exterior.
Itens típicos como água de coco, açaí, pães de queijo e cachaça são os mais requisitados por estes compradores.
Em contra partida, essa expansão pode acabar se transformando em um problema para os iniciantes do ramo por ainda encontrarem dificuldades ao buscar pela documentação e pelas taxas necessárias para realizar a transação.
Geralmente as legislações se encontram nos sites dos países de destino e em seus idiomas locais. Com a expansão desse mercado, o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) criou guias de incentivo para micro e pequenos empreendedores se desenvolverem no exterior.
Sendo assim, nós resolvemos nos juntar a eles e preparamos 5 vantajosos motivos para se aventurar neste setor de exportação.
É um dos setores que mais se desenvolveram nos últimos anos
O Brasil é hoje um dos países que mais exporta produtos alimentícios e ocupa o 22º lugar no ranking de maiores economias exportadoras do mundo.
A exportação de produtos advindos de ingredientes exclusivamente brasileiros vem crescendo de forma abrupta nos últimos anos.
O Mercado da saudade por ter o fim de preservar a proximidade do brasileiro que vive no exterior com o Brasil acaba se tornando muito atraente para quem resolveu aderir outro país como lar.
Estados Unidos e Canada aparecem como os maiores importares do mercado da saudade. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) os itens mais exportados são: água-de-coco (50,5%), outros leites, cremes, cremes de leite, concentrados, adocicados (13,2%), misturas e pastas para a preparação de produtos de padaria, pastelaria e da indústria de bolacha e biscoitos (10,6%) e caipirinha (5,5%).
Pode ser a porta de entrada para o sucesso no mercado global
Exportar produtos para outro país pode ser só o começo de um mercado de sucesso no exterior. Segundo estudos da Apex, o mercado começa a ser aderido por brasileiros residentes nesses países e depois passam a ser adotados também pela população nativa destes locais.
O que quer dizer que, após o primeiro passo, as chances de sua empresa se tornar uma multinacional são bastante pertinentes.
Dessa forma, tendo em vista que o mercado internacional passa por um alto controle de qualidade, que incluem certificações ambientais e bom desenvolvimento de gestão, há diversas empresas adaptando seus processos de criação e produção a fim de atender essas demandas e se destacarem de forma positiva dentro do mercado internacional.
Grande demanda por brasileiros morando no exterior
Viver longe de casa pode ser um desafio em certos momentos para os que decidiram viver fora. O mercado está sempre sendo desafiado a atrair consumidores de forma consistente eficaz.
Dessa forma, a demanda por produtos do mercado da saudade nos países é grande e não para de aumentar.
Há hoje cerca de 3 milhões de brasileiros vivendo no exterior. Muitos destes vivendo nos principais países que possuem forte relação de importação de produtos advindos do Brasil.
Sendo esses os Estados Unidos, com uma população brasileira de cerca 1 milhão de pessoas, seguido pelo Japão com 170 mil e a França com 70 mil.
A busca produtos brasileiros nas prateleiras é sempre uma surpresa boa para os que resolveram se aventurar em outro país, reafirmando os laços entre o viajante e o Brasil através da relação entre consumidor e mercadoria.
Menos riscos
Quando você expande seus produtos a nível internacional, passa a atuar em diversos outros mercados, dessa forma, os risco envolvidos passam a ser menores quando se tratam das variações dentro dos mercados.
Por exemplo, quando há oscilações na demanda do produto no mercado nacional, o risco de seu negócio ser atingido diminui, pois se as variações ocorrem em determinado local, não necessariamente ocorrerá em outro também, o que quer dizer que seu negócio não estará em risco mesmo se as condições não estiverem favoráveis durante certo período.
Portanto, as chances de consolidação no mercado são ainda mais altas e eficientes, fortalecendo a marca e o nome da empresa, além de maior visibilidade principalmente dentro do mercado interno.
Sendo assim, estando consolidada no mercado a empresa tem mais chances de compra e venda com outros mercados de nível global.
Redução de tarifas alfandegárias
Como já sabemos, o governo brasileiro oferece alguns estímulos para exportação, dentre eles está a redução de certos impostos que são cobrados sobre produtos comercializados em território nacional.
Esses incentivos contam com a isenção de impostos como a do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para produtos industrializados, produtos semielaborados, produtos primários ou prestação de serviço.
Também contam com a alíquota zero para o IOF (Operações Financeiras), taxa ligada à exportação de bens e serviços além de não contribuem nas receitas do PIS (Programa de Integração Social e do COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).
Esses incentivos fiscais acabam despertando maior interesse em investimentos de pequenos empreendedores no mercado internacional implicando de forma positiva também na economia interior do Brasil, melhorias nos produtos e crescimento empresarial resultam na necessidade de mais mão de obra e maior rentabilidade à empresa.
Se interessou pelo mercado da saudade? Quer dar o primeiro passo e não sabe como? Saiba como obter ajuda com toda a legislação e investimentos necessários para entrar nesse mercado entrando em contato com a gente.