Você sabia que o mel costumava ser usado pelos egípcios como oferendas aos deuses? Sabia também que os egípcios foram os primeiros apicultores da história do mundo? O mel é um produto natural produzido pelas abelhas através da utilização do néctar das flores, e é muito utilizado desde as civilizações antigas devido às suas propriedades nutricionais e medicinais. Lendas antigas dizem que o mel era o principal produto que Cleópatra usava para cuidar da sua beleza. Mas como se encontra o mercado de mel na atualidade e como o Brasil se insere nesse contexto com suas exportações? Continue lendo este artigo para saber mais!
O Mercado Global De Mel
O tamanho do mercado global de mel deve chegar a US$ 17,34 bilhões de dólares até 2028 segundo dados da plataforma de pesquisa Grand View Research Inc, registrando uma taxa de crescimento anual composta de 8,2%. O setor de mel como alimento é o setor mais consolidado no mercado, entretanto, sua utilização em cosméticos e produtos de beleza vem crescendo rapidamente, demonstrando a versatilidade deste produto.
Em 2020, os dados mais recentes, fornecidos pelo Statista, o valor atual do mercado de mel global é estimado em US$ 7.8 bilhões de dólares. Em 2019, a Índia foi o país com o maior número de colmeias, com um número estimado em 12 milhões, seguida pela China que em 2019 se consolidou como o país que mais exportou mel em quantidade somando cerca de 444,000 toneladas métricas e com um valor em exportações de US$ 253 milhões de dólares, conforme dados do Statista.
O Brasil e a Exportação De Mel
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019 o Brasil produziu cerca de 46 mil toneladas de mel, contando com um valor total de R$ 493,7 milhões no ano. Dentre as áreas de produção, o Paraná se destacou como o estado de maior produção de mel, sendo responsável por 15,7% do volume total de produção. O consumo per capita de mel dentro do território brasileiro, no entanto, é tímido, representando um pequeno mercado interno.
Quanto ao setor de exportação de mel, o Brasil aparece em uma crescente com bons números, de modo que empresas brasileiras produtoras de mel orgânico passaram a receber destaque no exterior, com o mel de uma empresa brasileira de Santa Catarina sendo eleito o melhor do mundo pela Associação Internacional das Federações de Apicultores nos anos de 2007, 2013, 2015, 2017 e 2019. De modo que o Brasil detenha renome quanto à qualidade dos seus produtos de mel e derivados no cenário internacional, abrindo caminho para outras empresas nesse processo de exportação.
Em termos de números, somente nos primeiros dois meses deste ano, o Brasil exportou 8.891 toneladas de mel in natura, com um volume superior em 112,4% aos dois meses iniciais de 2020 no qual exportou 4.186 toneladas. Além disso, contou com um crescimento de 358,95% no faturamento neste período, indo de anteriores US$ 8,121 milhões para US$ 29,151 milhões. Todos os dados foram obtidos do Agrostat Brasil.
Os valores mais recentes apontam para um cenário positivo, uma vez que nos nove primeiros meses de 2021 o Brasil já exportou um total de 40,6 mil toneladas de mel in natura, de acordo com o boletim de outubro da AgroExport. Quanto aos principais países importadores do mel brasileiro, destacam-se: os Estados Unidos, a Alemanha, o Canadá, o Reino Unido e a Austrália, com os Estados Unidos assumindo posição principal representando 80% do mercado consumidor brasileiro. Entretanto, quais são os motivos para esse alto crescimento e demanda por mel no mercado global? Buscando entender o aumento da demanda por mel no mercado internacional, algumas serão elencadas abaixo.
Os Impactos Da COVID-19 Na Promoção De Estilos De Vida Saudáveis
Em primeiro lugar, é necessário compreender que o movimento de busca por produtos orgânicos tem crescido nos últimos anos, entretanto essa busca aumentou exponencialmente nos períodos da pandemia da COVID-19. Isso pois, reclusos nas suas casas e preocupados com sua saúde mais do que nunca, os indivíduos de todos os lugares do mundo passaram a buscar formas de melhorar seus estilos de vida. Dentro desse contexto, os produtos orgânicos receberam ainda mais atenção, uma vez que as pessoas passaram a se adaptar a uma vida mais saudável e mais balanceada.
Dentro dos produtos orgânicos, o mel se apresenta como um produto extremamente versátil devido às suas variadas propriedades. Isto pois, o mel é rico em antioxidantes, ajuda a diminuir a pressão sanguínea, e ainda combate infecções por conta das suas propriedades antimicrobianas, ademais é um adoçante natural muito conhecido.
Nessa procura por uma vida mais saudável, o mel se apresenta como uma ótima opção, passando a ser consumido cada vez mais, justamente pelos seus poderes medicinais que ajudam no tratamento de problemas respiratórios, problemas de intestino e bom para a dor de garganta. A exportação de mel se apresenta de extremo interesse em um momento muito positivo para o mercado global.
Sobre a XPORT Jr.
Tem interesse em internacionalizar sua empresa? A XPORT Jr. pode te ajudar! A XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional é uma empresa júnior ligada a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, há 10 anos atuando no setor de consultoria internacional. Se o seu interesse é se inserir no mercado internacional e exportar os seus produtos, a XPORT Jr. é o contato certo para te ajudar. Entre em contato conosco para maiores informações.