Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Feiras Internacionais

Você sabe o que é uma feira internacional? A sua empresa já participou de alguma? Você tem interesse em participar? Separamos neste artigo todas as definições e possíveis dúvidas sobre o tema. Temos certeza que após a leitura, você já vai estar super por dentro desse assunto e se organizando para participar de uma feira internacional.

O que é uma Feira Internacional?

As feiras são eventos que tem como principal objetivo a promoção de uma temática, de um produto e até mesmo de algum segmento em específico. Aqui no brasil, sediamos diversos tipos de feiras, e de seus mais variados tipos. Afunilando mais a nossa abordagem, as feiras no qual estamos falando no artigo, são as feiras internacionais, que tem como foco temas ligados à exportação e a produtos a serem exportados.

Por que participar de uma Feira Internacional?

É importante entender como o mundo e as empresas mostram seus produtos e serviços, e também, procurar adquirir ainda mais conhecimento sobre a exportação do seu produto. Indicadores afirmam que sete a cada dez empresas conseguem um processo de venda e compra de produtos através da participação em uma feira internacional. Fazer o famoso networking, também é um dos principais motivos para participar.

Temos também que abordar, que essas feiras estão com um propósito maior do que somente vender um produto, os eventos proporcionam aprendizados, não somente sobre exportação, mas de marketing, gestão de empresa e apresentação final do produto. Sim, a experiência é de 360 graus, sua empresa não termina uma feira, da mesma forma que chegou.

O Planejamento

Vale ressaltar que antes de participar dos eventos, um planejamento tem que ser montado. Ainda porque, a participação como um todo é um investimento empresarial. Antes de participar como expositor, vale participar como visitante e ver como esses eventos funcionam, e se é válido para a sua empresa se inserir nesse tipo de ação. Um planejamento organizador e certeiro pode proporcionar a sua empresa muito mais do que uma bela exposição, pode despertar um público mais centrado e qualificado, e claro o networking. Ter contato com pessoas que trabalham no mesmo segmento que você, é extremamente valioso para seu negócio, nem todo concorrente é um inimigo de fato.

Os especialistas em comex, recomendam a participação de 2 a 3 feiras por ano, claro, se isso se adequar a realidade da sua empresa. E lembre-se, caso não possa participar como expositor, as feiras são abertas aos visitantes.

Agora que você já sabe, o que de fato, é uma feira internacional, já sabe como funcionam os preparativos para participar da mesma, vamos mostrar abaixo algumas vantagens em participar desse tipo de evento.

Networking

Sim, já citamos esse tópico aqui, mais de uma vez. Fazer contatos é o grande trunfo desses eventos. Ao participar desses encontros, as empresas conseguem a oportunidade não somente de encontrar clientes, e construir uma relação mais próxima, mas também, outras pessoas que também trabalham no mesmo setor. Muitas trocas são feitas nesses eventos, vamos de contato com fornecedores, até como o andamento do setor vai. Ninguém vai entender e se interessar tanto pela sua área, quanto alguém que trabalha na mesma.

Aumento do Reconhecimento da Sua Empresa/Marca

Feiras em geral são a grande oportunidade para expor a empresa e melhorar o marketing boca-a-boca. A exposição da sua marca vai além, de um lugar na feira, é ter funcionários usando camisas, apresentações interativas, distribuição de cartões de visitas, são os meios mais comuns utilizados por empresas nesses eventos.

Descoberta de um Novo Setor ou de Novo Segmento na sua área

Aproveitar oportunidades além de conhecer novas empresas, é saber como as mesmas estão se portando no mercado. Observe os erros, e os acertos, a execução de um projeto, ou a criação de um novo. As grandes novidades e tendências dos setores, muitas vezes, acontecem nesse tipo de evento. Portanto, aproveite o tempo disponível, e absorva sobre o que é apresentado no local.

O Relacionamento e o Sucesso com o cliente

Nem sempre entender e criar um vínculo com o cliente é fácil. A participação nas feiras e eventos ajudam na aproximação da empresa e do cliente. Veja e se concentre no que as pessoas estão falando da sua empresa e do seu produto, e claro, trabalhe com essas informações.

As vantagens são infinitas em participar de feiras internacionais, então fica atento, e não perca as datas.

Como achar Feiras Internacionais para participar?

Sim, devido a pandemia da COVID-19, o cenário desses eventos mudou, muitos estão acontecendo de forma online, o que é bastante vantajoso para quem sempre teve sonho em participar, mas infelizmente não tinha recursos para isso.

Para saber quando e onde vão acontecer essas feiras, cabe acompanhar as redes sociais dos órgãos do seu setor. O LinkedIn é uma ótima rede social para isso, lá eventos corporativos são divulgados todos os dias, tenho certeza que lá você vai achar algumas informações. Ainda, vale pesquisar no site do governo, por exemplo, no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento existe um calendário das mais importantes feiras internacionais que acontecem ao redor do mundo, no site há disponibilizado várias programações de eventos e informações de como participar. Então já sabe, tem que ficar atento para não perder a oportunidade.

Como a XPORT Jr. Pode Te Ajudar

Gostou de saber como internacionalizar o seu produto com a participação nas feiras internacionais? Quer saber outros modos de internacionalizar sua empresa?

Entre em contato conosco! Nós da XPORT Jr. – Consultoria e Suporte Internacional ficaremos felizes em tirar suas dúvidas e tentar achar qual dos nossos serviços mais combinam com a sua empresa!

Compartilhe essa publicação:

Últimas publicações

Comentários

Iniciar conversa
Olá! 👋

Gostaria de realizar um orçamento sem compromisso?