Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica

Gestão de pessoas integrada a logística: um time de alta performance

Para alcançar uma alta performance, o setor logístico conta com o apoio e direcionamento da área de Gestão de Pessoas, investindo em seus funcionários e em seus processos, facilitando e otimizando o funcionamento do setor logístico na prática, além de manter o ambiente de trabalho saudável.

A utilização de tecnologias na logística tem se tornado imprescindível para seus resultados, porém, a motivação, engajamento e o clima organizacional do setor só podem ser atribuídos com a integração de Gestão de Pessoas.

Empresas que trabalham com logística, estão cada vez mais priorizando a importância de gestão de pessoas em seus processos, sendo uma área que seja necessário funcionários ativos e comprometidos com seus resultados, engajados como um time para a contribuição da empresa.

A soma desses dois setores, se torna imprescindível para o funcionamento de empresas que atuam dentro e fora do Comércio Exterior.

Mas, você sabe o que é gestão de pessoas?

A Gestão de Pessoas é uma parte essencial para a integração de uma empresa, enquanto alguns setores são mantidos por processos, burocracias, máquinas e tecnologias, o setor de Gestão de Pessoas é responsável pelo fator humano da empresa, lidando diretamente com as pessoas, a parte fundamental que mantém a estrutura de uma empresa.

Esse trabalho é alcançado de diversas maneiras, por meio de processos seletivos, treinamentos, estratégias de comunicação, e um dos seus pontos principais, o fomento à cultura e o clima organizacional dentro da empresa.

Manter a Cultura e o Clima organizacional afetam diretamente no ambiente de trabalho. Ter pessoas alinhadas com a cultura, faz com que elas entendam a visão e os objetivos da empresa, estando dispostas a somar no trabalho, enquanto o clima organizacional interfere diretamente na comunicação e na integração das pessoas da empresa.

Ter uma empresa com funcionários alinhados com valores e integrados em equipes, traz perspectivas positivas em diversos âmbitos, um deles é a satisfação profissional de seus membros.

O papel de gestão de pessoas dentro do setor logístico

O setor logístico para seu funcionamento precisa de funcionários alinhados com os objetivos da empresa, já que os resultados com uma alta performance pode garantir uma porta de entrada para novos negócios, diante disso, o engajamento dos funcionários com a cultura e os valores da empresa podem ser mantido através de estratégias traçadas pelo time de Gestão de Pessoas.

Além dessas características, gestão de pessoas entra em contato com a logística desde o início no processo de recrutamento, após isso outro fator que integra com a logística são seus treinamentos e capacitações, dessa forma, se torna necessário a capacitação e investimento em seus profissionais, facilitando os processos e atribuindo mais recursos através de seus funcionários, o que pode auxiliar diretamente na motivação de seu trabalho.

Gestão de pessoas então, usa não somente suas estratégias de comunicação e dinâmicas para manter seu clima organizacional, mas também ampara seus profissionais com gestão de carreira.

É importante ressaltar que apesar do avanço das tecnologias, o setor logístico demanda de desafios e imprevistos que podem afetar de alguma forma a produtividade dos envolvidos e até mesmo sua motivação, a equipe de gestão de pessoas entra no papel de fazer com que o trabalho seja mais leve.

Se preocupando com a trajetória de seus funcionários e principalmente com o lado humano que pode ser afetado, como por exemplo, sua saúde mental. Ambientes de trabalho leves e dinâmicos, tendem a ser mais produtivos para as pessoas que convivem nele.

A comunicação e o feedback como estratégias para o setor logístico

Como já foi ressaltado, gestão de pessoas fica encarregada de traçar estratégias para o melhor resultado de uma empresa e de um setor, a comunicação e feedback são partes essenciais para essa estratégia, a percepção da comunicação é um dos pontos cruciais para seu funcionamento.

Sem uma comunicação assertiva, é impossível repassar todas as estratégias e os seus principais objetivos como setor organizacional e humano. Assim, a comunicação acaba sendo um fator que auxilia nas perspectivas logísticas e de seus colaboradores.

Quando se fala de Comunicação, o conhecimento geral é de repassar uma mensagem, comunicar algo a alguém ou a um grupo de pessoas, porém, se essa comunicação for feita de forma errada, pode acarretar problemas entre funcionários e sua trajetória profissional dentro da empresa.

Uma Comunicação Não Violenta dentro dos setores é fundamental para o aprimoramento da cultura, olhando para o fator humano e de como se comunicar com o outro repassando tarefas, dados, pedidos e até mesmo o próprio feedback. Esse tipo de comunicação busca ser clara e compreender a melhor maneira de se repassar algo, de forma que não afete a saúde mental e nem o engajamento do funcionário.

O Feedback é outra estratégia promissora, ter feedbacks constantes com os colaboradores tende a gerar resultados mais positivos, interligado com a comunicação não violenta, o feedback deve ser dado de forma construtiva.

O Feedback construtivo busca apontar as falhas/erros em alguma tarefa ou ação, porém a maneira como é dado deve sempre priorizar o fator humano, buscando entender o motivo desse erro e apoiar o colaborador, fornecendo estratégias, dicas e todo auxílio necessário para que o funcionário tenha a melhor percepção do feedback, utilizando a ajuda para melhorar profissionalmente e consequentemente seu trabalho dentro do setor.

Assim, é observado que para o funcionamento do setor logístico, o time de gestão de pessoas integrado é a melhor opção para atingir bons resultados, mantendo o engajamento, cultura, profissionalismo e um bom clima organizacional para apoiar os funcionários da melhor forma possível dentro desse setor, fazendo toda a diferença em seus resultados.

A XPORT Jr.

E Você? Tem um time de Gestão de Pessoas para auxiliar nessas demandas em seu setor Logístico? Para atribuir a alta performance a internacionalização da sua empresa também pode ser um passo decisivo com seus resultados.

Se tem interesse em aprimorar seus objetivos e atingir novos patamares, a XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional pode te ajudar, para saber mais sobre a internacionalização de empresas, fale com a gente!

Compartilhe essa publicação:

Últimas publicações

Comentários

Iniciar conversa
Olá! 👋

Gostaria de realizar um orçamento sem compromisso?